O contexto brasileiro da Telefonia, ainda possui um forte foco nos modelos tradicionais da Telefonia, oferecidos há anos pelas principais operadoras. Apesar do grande volume de indicadores que são coletados mensalmente e das várias prestadoras de serviços, é um questionador frequente ou um benefício de implantação de um modelo STFC dentro dos serviços do provedor para quem pensa sobre os modelos tradicionais.

Contudo, na internet, vem vários canais de comunicação sob o controle de uma operadora ao mesmo tempo, redes sobrepostas e novas infraestruturas ou que possibilitam que os provedores criativos desenhem novos planos que abrangem mais serviços e nutrem os clientes.

É verdade que serviços móveis e planos móveis estão presentes na maioria dos espaços localizados no território, mas não podemos ver o serviço SMP (Serviço Móvel Pessoal) como uma concorrência no STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) e sim como um serviço complementar: a partir da exibição de um modelo de telefone IP ou VoIP, os números registrados usando uma licença STFC deixa simplesmente "fixos" e o usuário pode deixar a linha telefônica em qualquer lugar do mundo, seja no telefone celular, no computador ou acessando diretamente na web o serviço desde qualquer dispositivo. Além disso, os serviços associados à tecnologia IP oferecem uma gama de recursos avançados que repercutem automaticamente como Valor agregado à mão do cliente.

Hoje, os provedores podem escolher entre trabalhar sob uma licença STFC de um terceiro, fazer papel de “revenda” de Telefonia, ou optar por tirar uma licença própria do STFC, e montar uma própria infraestrutura para oferecer o serviço. Uma escolha para o futuro, pode afetar diferentes jeitos na empresa.

Visão

O “ISP” (Internet Service Provider) tem, até poucos segundos, um “i” e um conversor num “SP” (Service Provider). A maioria dos amigos provedores coincide em que a venda do link não é suficiente quando começa a pensar em concorrência, e se mostra uma pesquisa, os resultados indicam que tudo o mundo está procurando por novos produtos e serviços acima da rede que custam tanto montar.

A implantação de Telefonia no provedor colabora nessa oferta de serviços múltiplos, abrindo também a janela para entrar com outro tipo de soluções correlativas como PABX Virtual para clientes corporativos, Interfonia para Condomínios, Soluções de Comunicação Unificada para grandes empresas, serviços de comunicação móvel para áreas rurais e a possibilidade de participar em importantes pregões e licitações dos Estados e Prefeituras que geralmente requerem destes serviços para trabalhar com uma oferta integral de serviços.

Se o provedor possuir também uma licença STFC própria poderia nesse caso dispor de numeração própria nas cidades atendidas, poderia fazer portabilidade dos números telefônicos atuais dos clientes que estejam com outra operadora, não dependeria de terceiros para oferecimento dos seus serviços, e conseguiria dar um valor adicional a toda a operação.

Durante anos houve discussões, ANATEL mediante, sobre a possibilidade da criação de planos de numeração para as autorizadas com licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). Se bem essa discussão não morreu, ficou um pouco no esquecimento atualmente visto que os valores para a outorga STFC tem sido reduzidos consideravelmente (atualmente R$ 400) e no mercado já existe maior oferta de equipamentos necessários para montar a infraestrutura STFC, o que tem reduzido também os custos para o montado dos POP (Point of Presence) de Telefonia. No futuro próximo, espera-se ainda mais redução dos custos a partir da implantação de interconexões entre operadoras no protocolo SIP, o qual permitiria trabalhar com menos Hardware dentro da estrutura de operadora, e dispensar a contratação ou conexão através de links E1 (e protocolo SS7) com as operadoras concessionárias.

Desafios

A entrada na Telefonia por parte do provedor requer os seguintes pontos:

  • Definir os novos Serviços a serem oferecidos pelo provedor, tendo em conta a compatibilidade com os planos atuais e visando sempre a convergência de produtos dentro de um pacote que gere Valor Agregado ao cliente final
  • Montar a estrutura de Telefonia com um Softswitch adequado que permita o gerenciamento completo e o controle de toda a operação
  • Obter o plano de numeração para poder operar, através da outorga STFC
  • Montar os POP em cada cidade a atender (dependendo do Plano de Numeração Nacional, das áreas locais de faturamento e das possiblidades de interconexão, há casos onde pode-se atender várias cidades desde um mesmo POP)
  • Realizar em cada cidade as interconexões com as operadoras concessionárias, o que permitirá a entrada e saída de ligações desde/até a Rede Telefónica Pública Comutada
  • Cumprir com o Regulamento do STFC, o Regulamento Geral de Interconexão e demais obrigações

Elementos como o Softswitch e alguns equipamentos de interconexão, indispensáveis para a operação, podem ser contratados em modalidade SaaS (Software como Serviço) o que evita o investimento (Capex) e permite trabalhar num modelo pay-per-use com custos recorrentes (Opex) para viabilizar o começo e posta em funcionamento da operação.

Portanto, são necessárias algumas mudanças no provedor para começar com a implantação de Telefonia, porém hoje dia não é necessário de grandes investimentos para conseguir o objetivo.

Resulta também indispensável a mudança dos modelos comerciais, e a criatividade do provedor para combinar os serviços e regular a taxa de serviço para poder escalar para cima ou para baixo logrando ser competitivos.

Soluções

Muitos dos desafios mencionados são simples de superar com ferramentas confiáveis. Algumas das soluções possíveis são:

  • Criação de Pacotes comerciais com valor agregado pro usuário, com pequenas mudanças no valor de plano atual: Internet + Telefonia + TV (se for o caso); planos com franquia fixa de minutos locais, longa distância, etc.; planos com Telefonia + PABX Virtual para clientes corporativos; planos com chamadas locais ilimitadas;
  • Utilizar Hardware e Software de Telefonia de empresas reconhecidas do mercado, que tenham experiência, cases de sucesso e estejam homologadas. Mesmo seja tentador as vezes optar por soluções free ou open-source, lembrar que as vezes a manutenção das mesmas pode ser mais cara do que pagar por um serviço confiável para um terceiro. Ter sempre em conta que as tecnologias abertas, sempre estão mais expostas a ataques e tentativas de hacking o que pode gerar importantes despesas senão se tomam os cuidados necessários (em tecnologia, geralmente “o barato custa caro”);
  • Aproveitar um consultor com experiência na regulamentação e projetos técnicos STFC: hoje o mercado conta com vários profissionais dedicados a estes itens, os quais permitem reduzir os custos para obter a outorga, fazer as interconexões com as operadoras sem crise, e integrar todos os sistemas contratados;
  • Valor Agregado: Soluções que incluem Telefonia, oferecendo serviços adicionais como PABX Virtual, Ramal Mobile, Comunicações Unificadas, etc. são importantes, vistos que podem capturar maiores quantidades de clientes, fortalecendo o vínculo com os clientes atuais e preparando ou fornecendo para poder oferecer variedade de serviços aos clientes finais;
  • Integração: é indispensável na hora de escolher os componentes da solução, que os mesmos tenham integração (ou possibilidade de integração) entre eles, e com o resto dos componentes do provedor. Integrar por exemplo, o faturamento de todos os serviços no ERP é um jeito de facilitar a vida do financeiro/administrativo na diária.

A EliteSoft proporciona a integração com a plataforma VSC que possibilita comercializar planos de voz integrado com uma plataforma de telefonia com maior praticidade.
Vantagens/diferenciais de se ter uma plataforma VSC integrada:
- Fazer o faturamento em poucos cliques.
- Fazer a comunicação das plataformas diretamente pela interface.
- Fazer o controle de franquias de ligações, seja por valor ou por minutagem e também podendo utilizar recursos de multi franquia. 

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