Imagine que você precisa resolver um problema e está com muita pressa, mas, para falar com a empresa, tem que passar pelo longo e clássico processo de atendimento que já conhece: procurar o número, ligar, esperar ser atendido, ser transferido de setor para setor e, quando todo esse processo estiver no fim, provavelmente você já estará frustrado ou, até mesmo, tenha desistido.

 

Este é o drama vivido por muitas empresas, especialmente no ramo de telecomunicação. Pessoas físicas e jurídicas querem agilidade na solução de suas demandas, e quanto mais acessível à comunicação a empresa estiver - e mais rápida for a sua resposta -, melhor!

Estar onde o cliente está é a chave para fechar uma venda e fidelizá-lo. Por isso, utilizar os multicanais e criar mecanismos para automatizar o atendimento, sem perder em qualidade, já se tornou quase um requisito indispensável para quem deseja elevar os índices de satisfação no atendimento ao cliente.

Pós, mas também pré venda

Estando acessível onde a maioria das pessoas se encontram, a visibilidade cresce. Com ela, e com uma boa interação, é possível separar clientes em potencial para aprimorar as chances de fechar negócio. Agilizar e qualificar esse processo tem impactos significativos na conquista de um contrato. Em um mercado tão competitivo, onde todos procuram evidenciar seu diferencial, usar das melhores estratégias e jogar com as peças certas garantem a vitória.

E não só isso. Com a tecnologia adequada, a relação empresa/cliente se torna mais rápida e prática. Atrair com condições incríveis e fechar contrato com o assinante é uma coisa. Mantê-lo e fidelizá-lo é outra completamente diferente. Nessa etapa, qualidade no serviço é fundamental, e ela passa por um bom canal de comunicação com o cliente. Atender com presteza e qualidade é algo chave na satisfação. E satisfação com call centers é raridade nos dias atuais.

Multicanais de interação

Com essa comunicação ocorrendo em canais diversos, a agilidade na prestação de serviços cresce. O uso do Whatsapp, por exemplo, caiu no gosto do brasileiro. Hoje já são mais de 120 milhões de usuários ativos no país. Com essa tecnologia literalmente na palma da mão, é mais fácil o contato por ela. Igualmente expressivo é o número de usuários no Facebook, tornando o Messenger (plataforma de mensagens da rede social) outro potente ambiente de interação.

Realizar um atendimento por diversas redes sociais e aplicativos de mensagens evita a necessidade de disponibilizar um atendente -ou mais- apenas para isso. Nesse sentido, o uso de tecnologias para integrar e automatizar esses processos é uma decisão que deve ser considerada. Ser capaz de realizar o atendimento primário por um ou mais desses canais, e resolver problemas mais simples, vai agilizar as demandas dos clientes, aumentar a satisfação e diminuir tanto custos quanto o número de reclamações para sua empresa.

atendimento multicanal isp 2

Como sua empresa pode ganhar aderindo a essa solução?

Provedores de internet e call centers são, provavelmente, os primeiros a vir à cabeça ao se tratar dessas tecnologias. E, claro, são muito beneficiados por essa estratégia, mas ele pode ser um diferencial para diversos outros setores, como centrais de vendas online, e-commerces, empresas de cobrança, agências, companhias de monitoramento… a quem for interessante o atendimento diferenciado ao cliente.

Existem inúmeras opções de plataformas de atendimento para multicanais no mercado, mas é importante que você escolha aquela que melhor atender às necessidades da sua empresa. Nossa indicação é o SmartISP Omini, nossa parceira de integração.

Feita a escolha, você fica à disposição do seu público 24 horas por dia, graças à presença digital e à inteligência artificial, possibilitando um contato facilitado e eficiente com os clientes, o que os fideliza e, por consequência, consolida cada vez mais sua marca. Por ser um processo gerido majoritariamente via IA, as operações são mais eficientes, com produção de relatórios e indicadores que permitem a análise dos dados. Tudo isso com uma redução considerável nos custos da empresa, que não mais precisarão contratar funcionários para gerir tantas etapas.

E meu cliente? O que ele ganha?

Com um atendimento moderno, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, o cliente tem total comodidade para ser atendido e ter suas demandas resolvidas com muito mais qualidade, eficiência e presteza. O resultado é uma satisfação que crescerá exponencialmente, e as vantagens de um cliente satisfeito são incontáveis.