Provavelmente a resposta é não, e que bom que é assim, se esperarmos ficarmos totalmente prontos para mudar, talvez o tempo certo já tenha passado e mudanças ainda mais severas e muito menos planejadas terão que ser feitas.

A verdade é que uma empresa que se mantém no topo, uma equipe que sempre entrega resultados melhores nunca fica estagnada, está sempre em processo continuo de mudança e evolução e isso tem um conceito simples, mas que passa desapercebido em grande parte do mercado que é: é impossível entregar melhores resultados fazendo as mesmas coisas.

Mudança é uma necessidade do mercado e também do ser humano, a capacidade de se reinventar e fazer ainda melhor o que já é excelente ou então de sair de uma situação ruim para galgar resultados melhores é o que diferencia os grandes players, grandes prestadores de serviço para os que estão na média, são comuns!

Ciclos de mudança

Existem N ciclos de mudanças, processos conceitos, ferramentas que auxiliam na tomada de decisões para grandes ou pequenas mudanças, mas o fundamental é saber que toda mudança antes de se obter o resultado esperado talvez piore os resultados a curto prazo pois todos stakeholders (envolvidos) estão passando por um processo de adaptação. É comum nesse tipo de leitura encontrar a metáfora do arco e da flecha que exemplifica de forma didática como o processo de mudança funciona.

“Quanto mais firme e mais para trás a flecha vai maior a precisão e a velocidade que ela alcança o seu alvo”

Que significa que para eu conseguir alcançar o resultado da mudança proposta antes eu tenho que passar por um momento de “andar para trás”.

O ciclo da mudança deve ser entendido como contínuo, ágeis e flexíveis, é importante a definição do papel de todos envolvidos no processo e dentro dele formar valores que vão guiar a mudança. É importante que os valores sejam unanimes assim como a estratégia de equipes de alto desempenho, para que seja um valor natural do processo.


impacto das mudancas

 

No desenho acima temos um ciclo de mudança definido, cada caso pode ser aplicado um ciclo que maior se adequa ao modelo da empresa, mas esse ciclo é bem comum e largamente utilizado pois ele cobre em grande parte todas as colunas possíveis para o sucesso de uma mudança seja ela de qual tamanho for.

Entendendo os ciclos de mudança...

  1. Criar ideia de mudança: Precisa partir da empresa, setor, envolvidos a vontade de um novo começo, com métricas, metas, processos, planejamento, com foco sempre em um resultado melhor do que o atual.
  2. Formar Orientadores: Vão ser os principais agentes da mudança, aqui o segredo pode ser deixar que os orientadores se formem de acordo com que a Ideia de mudança vá sendo absorvida, sempre temos aqueles entusiastas e é nessa hora que eles são bem-vindos.
  3. Formar visão estratégica e iniciativas: Definir claramente onde querem chegar, como vão chegar, com quem vão chegar, porque vão chegar, praticamente um exercício (5w2h). Importante nesse passo é mapear o valor dessa mudança, qual seu propósito.
  4. Alistar, deixar a equipe focada: Quando os passos anteriores estiverem bem definidos é nesse passo que toda equipe “compra o peixe”, entende os valores e a importância do impacto da mudança para com o todo, na minha opinião um dos mais importantes passos para a mudança ser bem-sucedida.
  5. Permitir ação removendo obstáculos: Deixe a equipe ser criativa, equipe disruptivas tendem a entregar maiores resultados, pessoas qualificadas precisam de espaço e autonomia para gerarem resultados. Gestão a vista e reuniões de feedback são ótimas práticas nesse ciclo.
  6. Obter êxitos a curto prazo: Metas alcançáveis, objetivos e planejamentos coerentes, não adianta sonhar ir para lua sem antes sonhar construir o foguete.
  7. Manter aceleração: Papel fundamental do gestor e da equipe orientadora (que podem em vários cenários serem 1 pessoa só para ambos papéis). Uma equipe focada com um ritmo de mudança e compromisso adequados não tem como ninguém parar!
  8. Instituir a mudança: é quando o processo de mudança está 100% absorvido, quando os recursos já estão aplicados o resultado é satisfatório e claro a equipe está ciente de que conseguiram entregar o valor que planejaram.

QUANDO TODOS OS PASSOS FOREM ALCANÇADOS PROVAVELMENTE É HORA DE OLHAR PARA DENTRO NOVAMENTE E COMEÇAR DO PASSO 1 NOVAMENTE PARA NOVAS MUDANÇAS, NOVOS VOOS E MELHORES REUSLTADOS!

O PROCESSO DE MUDANÇA É CONTINUO, EMPRESAS QUE BUSCAM A EXCELENCIA ACREDITAM EM CONSTANTES MELHORIAS E MUDANÇAS.

Até o próximo post!