Você já deu um Google no termo “modelos de gestão”? Eu fiz uma rápida pesquisa e me deparei com uma verdadeira mudança e entendi o motivo da morte de tantas empresas: elas pensaram que nada ia mudar e não precisavam se atualizar.

Há uma série de inovações impactando praticamente todas as áreas de nossas vidas profissionais e pessoais. É natural que ocorra um movimento transformação, é parte do ciclo natural vital. Para dimensionar esse processo de mudança, basta que façamos um simples comparativo da educação do nossos pais, com a nossa, e provavelmente vamos encontrar um enorme abismo.

Adaptar-se e reinventar-se para não morrer

E nessa mesma linha, perceba essa nova geração chegando com tablets, celulares, acesso quase irrestrito a todo tipo de informação. Se os pais não se adaptarem, perdem o controle. O mesmo se dá no contexto empresarial, não se atualizar, significa perder o controle, e as consequências são as que já temos testemunhado: o desaparecimento de grandes nomes de mercado, para outros, que eram apenas "peixes pequenos".

O conceito de gestão por hierarquia está defasado há tempos, e mesmo assim, existem aqueles que insistem nesse formato.

Os novos formatos, estão muito mais focados em resultados, baseados em meritocracia, conhecimento, disruptividade

Sinais da transformação dos negócios

Com a troca de informações em alto nível e a cobrança por performance, a gestão de equipes foi quebrada em diversos gêneros, as principais delas e mais utilizadas como ferramentas de sucesso são:

  • Gestão de tempo  → Definição de prioridades
  • Gestão de conhecimento → Plano de capacitação de treinamento dos colaboradores
  • Gestão de resultado → Definição de metas, desafios e objetivos
  • Gestão da inovação → estratégias para diferenciais do mercado
  • Gestão de pessoas →  Motivação, crescimento e liberdade para criar

Até os valores mudaram!

Barreiras que antes eram impostas, acabam sendo quebradas e os paradigmas são transformados em desafios.

Valores que antes eram tidos como primordiais, sofreram adaptações para que o sucesso continue sendo sempre o objetivo final. Veja a seguir a evolução dos valores:

 futuro-provedor-gestao 

Não quer dizer que para alcançar o sucesso a empresa precise focar em todos esses pontos ou tomar esses valores com verdade absoluta, no mundo nos negócios, principalmente de telecom, é preciso olhar com carinho para as tendências do mercado e ir ajustando as necessidades da sua empresa. Afinal, quem não inova e não se adapta, tende a ser engolido. Ninguém está livre disso.

Existem desafios

Vale lembrar que toda proposta de mudança, tende a gerar certas resistências e desconfianças por parte de algumas pessoas, isso é natural. A ideia de sair da zona de conforto, entrar em algo que não estão acostumados, pode representar a exigência de substituir algumas peças para crescer na qualidade do que está sendo entregue.

A mudança organizacional e de gestão funcionam exatamente como a dinâmica do arco e flecha, primeiro a flecha precisa ir para trás, para que com a impulsão, ela chegue onde nunca chegaria se partisse de onde estava.

Dica de Leitura

Se vale uma dica, existem dois livros muito didáticos de fácil leitura e grande aprendizado.

A plataforma de gestão para o futuro dos ISP`s

Uma ótima forma de você se antecipar ao que vem por aí é adotar uma ferramenta online de gestão como o Integrator. Com ele, você automatiza o fluxo de trabalho da sua empresa, prioriza tarefas e facilita a organização do seu provedor.

O Integrator também conta com a tecnologia a serviço da sua gestão, ajudando a prever as entregas e melhorando a tomada de decisão. Por exemplo, com o uso de um Dashboard customizável, você consegue criar métricas de desempenho e fazer o acompanhamento das tarefas. Tudo em uma única tela e em tempo real.

Assim, a sua equipe ganha produtividade e você tem mais tempo para ficar de olho nas tendências de mercado para o futuro. Fale com um consultor hoje mesmo!