Antes de iniciar esse texto, queria que você respondesse ao seguinte questionamento: a cultura da sua empresa está clara para todos?

Se você encontrou dificuldades de responder a essa pergunta, ou até mesmo acredita que isto não tenha importância, você precisa ler esse conteúdo!

Afinal, você entrega o que?

Quando se fala de cultura, nos reportamos diretamente ao conjunto de valores que a empresa quer transmitir pros seus clientes e colaboradores. Ali está o DNA de qualquer organização, por isso, definir os valores que norteiam a atuação do seu provedor e trabalhar para que eles sejam seguidos, é fundamental!

Não ter definida a real contribuição da sua empresa para seus públicos, impede que ela cresça e seja mais produtiva.

Prepare-se para os desafios

Trabalhar a cultura de alta performance é um desafio progressivo, a mudança começa dentro de casa. Assimilar um novo padrão cultural envolve resiliência para lidar com os possíveis desconfortos desse processo, tem que ter jogo de cintura para contornar as objeções dessa etapa.

"A vontade de entregar mais e
entregar melhor deve partir de dentro"

Trata-se de entregar mais do que um produto ou serviço, é preciso entregar valor, já tratamos disso anteriormente, para ler mais sobre o assunto clique aqui.

 

Por qual equipe começar a trabalhar uma nova cultura?

Geralmente, a transformação tem seu início em equipes que representam a cara da empresa e quase sempre, são as equipes de atendimento ao cliente final: ouvidoria, suporte, implantação, financeiro.

Isso não significa que não se pode começar por outras, porém, se o cliente é aquele que injeta dinheiro para manter sua empresa, então é importante considerar esse ponto nessa escolha.

 

Comece a implementar

Antes de qualquer mudança no processo, trabalhe o psicológico da sua equipe, por meio de dinâmicas, palestras, workshops, esclareça o conceito de equipe de alto desempenho, auto gerenciáveis ou equipes ágeis.

Importante lembrar que esse horizonte pode, e deve ser definido pela empresa juntamente com a equipe, não se trata de uma terra sem lei, a empresa traça as diretrizes, que devem ser claras e baseadas nos valores propostos por ela, e a equipe veste a camisa e faz acontecer.

Você também pode contar com a nossa ajuda através do serviço de consultoria #ficadica

cultura desempenho provedor2

Você pode obter muitas vantagens

A primeira grande vantagem é a disseminação do conhecimento, pois quando todos sabem como executar os processos, o resultado passa a ser melhor para a própria equipe que se nivela para que a entrega seja o mais importante.

"Quando o resultado da equipe é mais importante do que o resultado individual,
você passa a ter todo o time olhando para um único horizonte."

Outra vantagem desse processo é o surgimento de talentos que antes não eram explorados ou percebidos - líderes, pessoas criativas, produtivas - e também consegue identificar quem não está alinhado à proposta. Literalmente, separar o joio do trigo.

 

Somos um time!

Quando a equipe atinge esse nível de responsabilidade ela está muito perto do seu ápice de performance.

Em equipes desse tipo apenas uma responsabilidade é latente: a responsabilidade com os demais membros da equipe. Não existe o meu ou seu, existe nosso!